Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Mitologia nórdica I



A mitologia nórdica se refere a uma religião pré-cristã, crenças e lendas dos povos nórdicos (aqui estão incluídos a Escandinávia, Islândia, Finlândia e territórios próximos). Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha. A maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas na Islândia, num conjunto de textos, conhecidos como Eddas, encontrados originalmente em verso e que permitiram iniciar o estudo e a compilação das histórias referentes aos personagens da mitologia nórdica.

Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a riquíssima mitologia nórdica inspirou a criação de muitas obras, tal como O Senhor dos Anéis, do escritor inglês J. R. R. Tolkien, que foi colher na mitologia escandinava o fundamento básico de seu fantástico universo literário. No decorrer da evolução deste blog, colocarei mais fragmentos sobre a mitologia nórdica e vocês verão como Tolkien sofreu severa influência dessa fascinante cultura.

Então, começaremos do inicio, da criação do mundo conforme as lendas desse universo mitológico:

Primeiro, havia o Caos. Nem Céu, nem Mar, nem Terra - nada disto havia. Apenas três reinos coexistiam: o Ginnungagap (o Grande Vazio), abismo primitivo e vazio, situado entre Musspell (o Reino do Fogo) e Niflheim (a Terra da Neblina), terra da escuridão e das névoas geladas.

Durante muitas eras, assim foi, até que as névoas começaram a subir lentamente das profundezas do Niflheim e formaram no medonho abismo de Ginnungagap um gigantesco bloco de gelo. E das terrar denominadas Musspell, desceu um ar quente e este encontro do calor com o frio de Niflheim começou a provocar o derretimento do imenso bloco de gelo. Após mais alguns milhares de eras o gelo foi derretendo e deixando entrever a forma de um gigante.

Ymir era o seu nome. Ymir dormiu durante todas estas eras, enquanto o gelo que o recobria ia derretendo mansamente, gota à gota, até que, sob o efeito do calor escaldante de Musspell, ele começou a suar. O suor que lhe escorria copiosamente do corpo uniu-se à água do gelo e este suor vivificante deu origem aos primeiros seres vivos.

0 Response to "Mitologia nórdica I"

Postar um comentário